#01 Série: Criando o Closet Perfeito!

Nesta série, vou contar todos os detalhes de como construir o closet perfeito, pensando desde as medidas do espaço, passando por materiais, divisões, organização, manutenção e limpeza!

Planejando o Closet perfeito! 

 

  • ESPAÇO

O closet de casal deve ter pelo menos 6 metros quadrados para ter um mínimo de conforto e praticidade. Ele deve possibilitar que as pessoas consigam trocar de roupa dentro dele.

 

  • JANELA

Muitas vezes, também há uma janela no fundo. Nesse caso, é preciso observar a trajetória do sol, para que as roupas não desbotem.

 

  • MATERIAL

Geralmente, os armários são feitos de madeira, que tem a vantagem da flexibilidade. Mas também podem ser de alvenaria, solução muito usada em casas de praia, por causa do aspecto rústico do material. Já os acessórios costumam ser metálicos ou cromados, e as gavetas podem ser dos mais variados revestimentos como acrílico, vime ou outros.

Evite que o closet fique em uma parte úmida do imóvel. Se isto não for possível, mande isolar a madeira com isopor para que esta não fique em contato direto com a parede.

 

  • PORTAS

Um dilema: closet com porta ou totalmente aberto? Quando fica fora do dormitório, o closet deve ter porta. Mas, se for um anexo do quarto e for bem-projetado, pode ser aberto, dando um charme. Os armários também podem ser fechados ou abertos, e costumam ser projetados com portas de correr e venezianas, para ventilar as roupas.

 

  • MEDIDAS

Quando estiver planejando seu closet, é bom ter em mente as medidas mínimas adequadas para os armários. Aqueles que têm porta devem ter de 60 a 65 centímetros de profundidade, dando espaço para os cabides. No caso dos modelos sem porta, a medida é menor: de 50 a 55 centímetros, e as prateleiras para sapatos devem variar de 40 a 45 centímetros.

O cuidado principal deve ser com a altura dos armários e cabides.Quando a pessoa é mais baixa, deve planejar os móveis sob medida.

Procure levar em consideração as medidas-padrão:

- Prateleiras: devem ter pelo menos 60 centímetros de profundidade e 2 centímetros de espessura. A largura depende do que irá colocar nela.

- Gavetas: também devem ter 60 centímetros de profundidade e a largura e altura dependem de sua função. Lembre-se de que, para meias, roupas de baixo e gravatas, elas precisam ser altas e com muitas divisões.

- Maleiro: deve ter uma profundidade mínima de 80 centímetros.

 

* Informações: OZ! Organize sua Vida

* Imagens: iStock

Deixe uma resposta