#02 Série: Criando o Closet Perfeito!

Planejando suas necessidades

 

  • DIVISÕES

Informe a quem estiver projetando-o, todas as características importantes do usuário: que tipo de pessoa o usará, que tipo de roupa esta pessoa usa mais, se além do vestuário deve haver espaço para outras peças (como roupa de cama, roupa de banho, malas, chapéus etc).

Um closet de homem geralmente tem: cabideiros, gaveteiros, prateleiras, sapateira e cofre escondido. Enquanto que o feminino tem tudo isto, e mais: compartimento para bolsas, para vestidos longos e gavetas menores com chaves para se guardar joias, perfumes, etc.

Tenha em seu closet caixas ou gaveteiros especiais para guardar a roupa que está fora da estação. Lembre-se de fazer o rodízio: na chegada do verão tire as roupas frescas e guarde as quentes e vice-versa.

Para closets grandes, deixe no espaço central um móvel com muitas gavetas para colocar as miudezas.

 

  • ACESSÓRIOS

Além de armários e prateleiras para a organização das roupas, são essenciais uma banqueta ou pufe onde a pessoa poderá sentar-se para calçar os sapatos e, claro, um bom espelho.

Deixe uma escada desmontável à mão para alcançar as prateleiras mais altas.

Tenha ganchos em seu closet para deixar aquela roupa que acabou de tirar e que deve ficar tomando ar antes de ser guardada.

Use cabides iguais: eles dão uma melhor impressão de ordem e organização.

Utilize capas com visor para ternos e blazer: elas organizam e preservam melhor a roupa.

 

  • ILUMINAÇÃO

De nada vale ter um closet organizado sem uma iluminação adequada. Para não confundir azul-escuro com preto, o ideal é investir numa iluminação com boa reprodução de cores. Isso é possível quando se usa várias fontes de luz, uma central e outras de foco, como é feito em lojas.

Para iluminar bem, você pode usar spots dirigidos. Use um para cada módulo.

 

  • PISOS

Para o conforto total no quarto de vestir recomenda-se o uso de pisos quentes, de madeira ou carpete. Isso para o caso da pessoa estar descalça.

Em pisos frios, como o cerâmico, o ideal é colocar um tapete grande.

 

* Informações: OZ! Organize sua Vida

* Imagem:

Deixe uma resposta