#04 Série: Criando o Closet Perfeito!

Como limpar seu Closet

 

Depois de esvaziar seu closet, é hora de limpar todo o espaço. Fique atento não só ao interior do armário ou closet, mas também ao piso, portas e paredes do ambiente onde costuma se vestir.

 

* Limpando o interior do Closet  *

A melhor maneira de limpá-lo é com o aspirador em vez da vassoura. Levanta menos pó. Além disso, passe um pano úmido. Evite o excesso de lustra-móveis. Além de escurecer a madeira, o uso do produto pode ocasionar a perda da garantia em algumas marcas de móveis.

Para deixar um cheirinho dentro do armário, é possível colocar bolinhas de cerâmica com gotas de essências (de preferência suaves como jasmim e alfazema).

Para retirar a umidade, coloque um saleiro de vidro com tampa de inox e cal virgem dentro. Aposte também em bolinhas de cedro, que absorvem a água e funcionam como repelente natural. Elas não devem ser coloridas nem perfumadas

Proibido: Abrasivos.

 

* Limpando o piso do Closet *

 

  • Tábua corrida e tacos:

Vassoura de pelo, pano umedecido. Quem quiser pode passar álcool ou desinfetante (uma tampa por litro de água). A cada um ou dois meses, use cera líquida e água (prefira a proporção mais diluída, indicada na embalagem).

Proibido: Solventes (tipo aguarrás e tíner). 

 

  • Laminado:

Pano e detergente (tipo Veja ou Lysol) diluído em água (uma tampa por litro) ou Poliflor, da Reckitt Benckiser, dão conta do recado no dia-a-dia. Detergente e álcool tiram manchas de cola, graxa de sapato, suco de uva, vinho, café, refrigerante e batom.

Proibido: Palha de aço, saponáceos, cera, outros materiais abrasivos e água em abundância. 

 

  • Carpete de madeira:

Use vassoura macia, pano com sabão neutro e termine com pano umedecido com álcool (quatro tampinhas para um litro de água). Uma vez por mês, passe querosene diluído em água na mesma proporção.

Proibido: Solventes (tipo aguarrás e tíner) e água em abundância. 

 

* Limpando as paredes e portas do Closet *

 

Tintas acrílicas, esmalte e à base de PVA devem ser limpas com esponja macia e detergente neutro. Para remover manchas, faça movimentos leves e circulares no local, deixe a espuma agir sobre a sujeira por cerca de cinco minutos e, em seguida, retire o excesso de detergente. Depois limpe toda a parede.

Atenção: a sujeira se adere com mais facilidade às tintas com acabamentos foscos. Não deixe a mancha impregnar, limpe o mais rápido possível.

Proibido: Álcool, cloro, desinfetantes e produtos químicos, pois removem os pigmentos da tinta. 

 

* Informações: OZ! Organize sua Vida

* Imagem: iStock

Deixe uma resposta