#06 Série: Criando o Closet Perfeito!

Como organizar suas prateleiras

As prateleiras são os espaços mais versáteis do seu closet. Nelas você pode guardar desde as malhas e moletons, até bolsas, acessórios, sapatos, e tudo mais que sua imaginação alcançar.

 

  • ROUPAS DE INVERNO

Dobre as malhas e casacos de lã ou linha de um mesmo tamanho e coloque-as nas prateleiras, ordenados por cor. Faça o mesmo com as peças de moletom.

Caso o seu closet seja muito pequeno, você tem a opção de armazenar toda sua roupa de inverno numa caixa ou mala e apenas retirá-las quando o frio chegar.

Mas cuidado com o perigo de mofo e mal cheiro o caso de roupas guardas há muitos meses sem ventilação.

 

  • ROUPAS DE CAMA E BANHO

As roupas de cama e banho devem ter seu espaço próprio, algumas pessoas guardam no próprio banheiro, outras em roupeiro. Elas devem ser dobradas de acordo com o espaço ou em rolos, que também ficam bonitos e organizados.

Podem ser empilhadas por jogos e cores e separadas por banho e rosto, solteiro e casal.

A roupa de cama deve ser guardada num volume só. Lençol de vira e fronhas vão dentro da dobra do lençol de fora.

 

  • BOLSAS

As prateleiras são o melhor lugar para organizar as bolsas. Elas podem simplesmente ordenadas por tipo de uso, tamanho e cor, ou ainda colocadas em caixas ventiladas e com visor para facilitar a identificação. Uma outra opção de proteção das bolsas são os saquinhos de tecido ou tnt, também com visor.

Também é aconselhável mantê-las cheias com papel de seda, a fim de conservar o couro sem dobras.

 

  • SAPATOS

Os calçados devem ser deixados na parte inferior dos armários e closets caso não seja possível guardá-los em uma divisão específica e distante das roupas.

Se houver sapateira, guarde-os com o bico pra frente e organizados de acordo com a cor e o uso (festas, trabalho e esportes, entre outros).

Caso opte por guardá-los nas suas próprias caixas, facilite a visualização do conteúdo: cole em cada caixa uma fotografia ou um desenho do seu conteúdo ou crie um visor fazendo um buraco na parte da frente da caixa e forrando-a com papel vegetal ou acetato. Existem caixas apropriadas disponíveis no mercado, inclusive de material totalmente transparente.

- Kit de manutenção

Organize um estojo com os produtos essenciais de acordo com as necessidades da sua sapateira: graxa, produtos de limpeza para camurça e couro, uma escova, uma esponja de brilho, um pano (meias velhas servem lindamente) e um detergente para sapatos desportivos.

 

* Informações: OZ! Organize sua Vida

* Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta