#08 Série: Criando o Closet Perfeito!

Dicas gerais de Manutenção

 

A poluição do ar, a oleosidade natural da pele, a maquilagem, os desodorantes e os respingos de comida e bebida são inimigos das roupas. A sujeira provoca grandes desgastes ao tecido, envelhecendo-o precocemente. Isto porque as partículas de sujeira, ao entrarem em atrito com as fibras, geram desgaste por fricção, como se fosse uma lixa raspando o tecido.

 

Conheça algumas dicas que vão ajudar você a conservar as suas roupas e acessórios:

01 – Guardar roupas no armário, sem lavá-las antes, pode ocasionar a fixação permanente das manchas. Quanto maior for o tempo de permanência da sujeira na roupa, maior será o ataque às fibras e maior será o esforço para removê-la, desgastando a peça rapidamente.

02 – Não passe a ferro roupas que não estejam devidamente lavadas, pois as manchas podem se fixar para sempre.

03 – Evite que desodorantes ou perfumes entrem em contato direto com a roupa, pois as substâncias que o compõem podem manchar e prejudicar as fibras.

04 – Antes de guardar suas roupas, retire ou abra a embalagem plástica para evitar que a umidade natural do ambiente favoreça o desenvolvimento de fungos, que prejudicam as cores e as fibras.

05 – Antes de comprar uma roupa, verifique se ela contém etiquetas indicando a composição do tecido (obrigatório por lei) e o modo como dever ser lavada e passada.

06 – Guarde a maquiagem numa nécessaire e deixe no guarda roupas. No banheiro não é indicado por haver alteração de temperatura e umidade constante, o que provavelmente vai fazer com que sua maquiagem dure menos.

07 – Nunca deixe nenhuma peça envolvida em sacos plásticos (a não ser que sejam de TNT). Existem no mercado produtos para serem colocados no armário para combater o mofo, algo muito conhecido e usado é o giz de lousa.

08 – Não pendure nada pelo avesso, afinal é essa parte que fica em contato com a pele depois.

09 – Como a calça jeans ocupa muito volume, o melhor é dobrá-la em três e guardá-la nas prateleiras.

10 – Suportes para cinto podem ser usados para colares longos. O ideal é guardá-los na parte interna do armário, e não na porta, o que evita que puxem fio de blusas delicadas.

 

E finalmente:

A cada mudança de estação, ou seja, de três em três meses, dê uma geral no seu armário. Tire todas as roupas de dentro do móvel e analise uma por uma: veja se precisam ir para a lavanderia ou para a costureira para pequenos retoques. Aproveite este momento e verifique se não existem peças que possam ser doadas. É hora de lavar as roupas, caso estejam com cheiro de guardado, ou, ao menos, colocá-las para tomar ar.

 

* Informações: OZ! Organize sua vida

* Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta